Uma verdadeira referência no mundo do luxo, o joalheiro é um especialista em arte. Colares, anéis, ornamentos ou brincos, a concepção e a realização de jóias requerem conhecimentos artesanais. Por vezes, ele tem de restaurar, transformar ou corrigir peças se for obrigado a fazê-lo. Neste caso, é aconselhável seguir estudos para trabalhar na área da joalharia.
Os estudos necessários para trabalhar em joalharia
É possível obter vários diplomas se desejar tornar-se um joalheiro. Em geral, existem 3 estudos para trabalhar na área da joalharia. Após a classe de terceiro, poderá seguir uma formação durante dois anos na obtenção da PAC, em particular a "arte técnica da PAC na joalharia" e a "arte da PAC da jóia e da jóia". Após um CAP, pode integrar o curso de joalharia no BMA ou o brevet des métiers d'art, durante mais dois anos. Os detentores de um CAP em joalharia ou bacharelato em qualquer campo podem seguir o curso de joalharia para obterem o DMA ou o diploma de artesanato artístico. Esta última é a mais procurada em joalharia.
As qualidades necessárias para se tornar designer de jóias
Para além dos estudos necessários para trabalhar na área da joalharia, é preciso, acima de tudo, ser criativo e apaixonado. Este trabalho, baseado na imaginação, requer uma grande invenção para criar peças originais. Para surpreender as jóias, é também necessário seguir a tendência e estar com a escuta do mercado da joalharia e especialmente do cliente. Além disso, é importante ser muito meticuloso para este trabalho. Geralmente, as jóias são embelezadas com detalhes minuciosos, o que torna as tarefas muito precisas. Assim, requerem muito tempo e concentração. Finalmente, a profissão de joalharia também requer um excelente sentido de contacto e a língua inglesa (falada e escrita).
Os pontos de venda para o joalheiro
Um joalheiro pode trabalhar numa empresa de criadores, ou numa empresa de grande marca de luxo ou ainda mais na distribuição em massa. Após alguns anos, é possível especializar-se num negócio particular de joalharia: comércio de ouro, restauração... Um joalheiro que tenha conseguido desenvolver uma clientela leal e se tenha tornado conhecido pode abrir a sua própria conta e montar a sua joalharia. Um joalheiro pode esperar um salário de cerca de 1500 euros por mês no início da sua carreira. Mas em geral, o salário de um joalheiro depende das suas missões e da reputação da empresa para a qual ele trabalha.
Na mesma categoria